Em 17 de Junho de 1944 um C47-A s/n 42-100930 da Força Aérea do Exército dos Estados Unidos, USAAF, ficou sem combustível quando voava perto da costa algarvia. O piloto conseguiu aterrar num terreno perto de Sagres sem causar danos de maior ao aparelho.
De acordo com o estatuto de neutralidade do Estado Português durante a II Guerra Mundial o avião foi imediatamente "internado" e a tripulação repatriada.
Recebeu a designação D2 da Aeronáutica Militar e por lá se manteve até que em 1945 foi convertido em versão comercial e entregue à TAP com a matrícula CS-TDA.
Em 1958 passou a integrar a frota da DETA de Moçambique com a designação CR-AGD.
Reconvertido para transporte militar em 1971, regressou à Força Aérea Portuguesa com o número 6175 e prestou serviço em Moçambique até que em 6/5/1974 foi abatido por um míssil Strella em Nacatari - Vila Cabral. Com um motor a arder e danos numa das asas os pilotos conseguiram aterrar o avião sem causar vítimas entre a tripulação.
Depois da independência foi usado como parque de diversões para crianças moçambicanas.
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