quinta-feira, 12 de setembro de 2024

"MISSÃO SAURIMO 2024 – EX-MILITARES DO AB4” - DIA 2




2º DIA TERÇA-FEIRA 20ago2024

O segundo dia por Saurimo começou com o pequeno-almoço na unidade hoteleira, seguindo-se-lhe a foto de Grupo no espaço da mesma unidade, já com vestimenta a rigor, pois esperava-nos o Governador da Lunda-Sul, Sr. Daniel Félix Neto, para tal por volta das 09h00, saímos da Unidade Hoteleira de minibus, para o Governo Provincial para a referida receção.
Primeira fila: Victor Santos, Fernando Grama, Brig. João Pinto, Artur Vidal e César Dias.
Segunda fila: Manuel Vieira, João Esteves, José Pires e Arnaldo Jesus


No percurso até ao Governo Provincial da Lunda-Sul, podemos apreciar o pulsar da vida em Saurimo, no trecho que medeia da unidade hoteleira, passando pela célebre Rotunda onde junto se encontra ainda o depósito de água. Visualizamos de imediato ao fundo, a Igreja Católica de Saurimo (ícone ainda do tempo colonial e de todos nós conhecida) o Jardim em frente à mesma, onde outrora figurava o busto de Henrique de Carvalho, atualmente substituído sobre pedestal o busto de Agostinho Neto, cujo jardim se situa em frente do Palácio do Governador, designado atualmente de Jardim Agostinho Neto.  
Fim da antiga estrada de acesso á cidade vindo do AB4
Igreja católica de Saurimo e jardim contíguo

Assim chegados ao edifício do Governo Provincial, fomos encaminhados para o Salão Nobre situado no 1º. andar, onde decorreu a nossa receção pelo Sr. Governador e demais “Forças Vivas” de Saurimo e da Província. Assim a sessão foi aberta tendo tomado a palavra o Brigadeiro João Pinto, tendo o mesmo feito uma
Programa elaborado pelo Governo da Lunda-Sul
breve alocução, sobre a forma e o modo porque este Grupo de ex-militares que outrora prestaram serviço no ex-AB4 ao tempo colonial ali estávamos.
Seguiu-se os elementos do Grupo, onde um após outro se apresentaram, assim como todos os presentes – na sua apresentação dos visitantes, cada um transmitiu a sua primeira impressão sobre o que até ao momento observaram da Cidade de Saurimo, havendo por parte dos elementos do Grupo, três mais extensas, da minha parte, pelo Vítor Santos e pelo César Dias. Por alguns elementos do Grupo, ao manifestarem a sua apresentação, a nostalgia “tomou conta”, vindo ao de cima a emoção com o consequente embargo na fala, …   …   … assim decorreu este momento.
Fotos da recepção
Ouvidos os convidados, o Sr. Governador Daniel Neto, discursou, fazendo uma extensa explanação da Região, sobre o que já foi feito em prol do desenvolvimento da Província da Lunda Sul, dos Projetos em execução e bem assim dos Planos que estão delineados para um futuro próximo – deste modo, concluídas as alocuções, chegou o momento da entrega de “Prendas” por parte do Grupo, nomeadamente da Placa em que referenciou a nossa presença, uma placa da AEFA, oferta de livros e outros em agradecimento pelo proporcionar da realização do Evento Histórico em curso.
Entrega da placa Evocativa, placa da AEFA e outras lembranças
Entrevistados pela TPA






Assim e para culminar e ficar como registo a nossa presença em Saurimo, mais de meio século depois, tirou-se uma foto na portaria do Palácio do Governo Provincial da Lunda Sul, na qual figuraram o Sr. Governador Daniel Neto, o Brigadeiro João Pinto, os elementos do Grupo e demais “Forças Vivas” da Região – na sequência das diferentes fotos e trocas de cumprimentos a TPA local que documentou a receção ao Grupo, solicitou entrevistas a alguns elementos que se disponibilizaram para o efeito, tendo oportunamente sido divulgado vídeo sobre este Histórico Evento.

Depois deste registo, talvez o mais importante “momento Alto” da visita a Saurimo, rumámos à Unidade Hoteleira, deixando o “fato de cerimónia” e vestindo-nos de forma informal. De volta ao centro da Cidade, percorremos a Alameda das Mangueiras na qual se situa o Estádio das Mangueiras. Prosseguindo na referida alameda passamos ao lado da antiga Piscina, atualmente ao abandono e fomos ao Resort Uhenha beber umas Cucas frescas, antes de nos dirigirmos para o almoço num “restaurante” de uma figura carismática de Saurimo, no Páteo da Dona Cândida, onde pela primeira vez apareceu o Ti Mola e outros companheiros, jovens que no ido ano de 1975, tinham uns 8 e outros 9 anos de idade.


Após o almoço, foi a vez de visitarmos a “Pastelaria Bonina” no centro da cidade, onde fomos várias vezes durante a visita beber café, pois era já então o local privilegiado dos encontros da rapaziada que passou pelo AB4, próximo do Cinema Chicapa – a pastelaria encontra-se no mesmo local e edifício, contudo o mesmo está carenciado de conservação, “salvando-se” a montra da referida pastelaria.



O dia terminou com Jantar no Páteo Massinga no centro da Cidade, …  


Muitas mais fotos poderia anexar, mas elas podem ser vistas no Álbum "Viagem a Saurimo" publicadas no Blog.

Por: Manuel Vieira



 



1 comentário:

  1. Do fundo do meu coração, todos os intervenientes merecem um lugar muito importante na História dos nossos Países, porque não teve a interferência de politiqueiros.
    Grande abraço para todos.

    ResponderEliminar