5º DIA SEXTA-FEIRA 23ago24
- VISITA À CIRCULAR DE SAURIMO
- VISITA AO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA A SAURIMO
- “PICNIC NA LAVRA DO TI MOLA”
Hoje cumpriu-se o 5° dia da visita a Saurimo e arredores, conforme “plano estabelecido”, com um extra, almoço/picnic na Lavra do Ti Mola, uma figura carismática da Lunda o qual desbravou mata e dela transformou num local “Paradisíaco” a umas dezenas de quilómetros a norte de Saurimo na margem do Rio Kuwa.
Assim de manhã pelas 09h00 visitou-se a nova Circular externa de Saurimo, onde se localiza o novo Hospital Geral de Saurimo e novos condomínios de vivendas “Bela Vista” em construção na margem do Rio Chicapa – visualizou-se à distância a Estação Elevatória de Águas e seu Tratamento para Abastecimento à Cidade, após percorrermos a referida circular, demos a volta na margem esquerda do Rio, imediatamente a seguir à ponte.
Voltando à Circular Externa que irá descongestionar o tráfego pesado do centro da cidade, observamos um extenso novo condomínio de vivendas em construção do lado norte da referida circular, na encosta com vista para o Vale do Rio Chicapa. Mais adiante o Novo Hospital Provincial, este já em funcionamento.
Novo condomínio em construção |
Novo Hospital Geral de Saurimo - circular externa |
De volta à Cidade, rumamos à Estrada de ligação para Luau, onde se encontra um moderno supermercado o “Shoprite”, onde fomos às compras, para levar para o micro "Paraíso" do Tio Mola.
O "Paraíso" do Tio Mola, situa-se a leste na Estrada N180, saindo-se a 38km após saída de Saurimo e tomando-se uma picada, com cerca de 4 a 5km, rodeada por bosque denso, até chegarmos à referida "lavra".
Picada de acesso á lavra de Ti Mola |
Chegada da comitiva á lavra...ambiente descontraído |
Um pequeno Paraíso na beira do Rio Kuwa, pressuponho, pois, pesquisando pelos rios de Angola, o identifico, mas nomes não há referência.
Amigo Ti Mola e "Comandante" João Pinto |
Além do acima indicado, só hoje pode-se observar o PÔR DO SOL na Lunda-Sul, ...
Este último dia do Programa por Saurimo, terminou pela Lavra por volta das 18h00, já luz-fusco, de onde saímos pela picada em direção à N180 e depois rumo a Saurimo, onde chegamos por volta das 19h00 – no percurso foi visível nas Aldeias ao longo do caminho as fogueiras que as iluminavam e aqueciam os seus habitantes, … … … como o repasto foi abundante em toda a tarde, já não houve necessidade de jantar, pelo que regressados à unidade hoteleira, houve que fazer as malas para a viagem de regresso no dia seguinte rumo a Luanda.
Por: Manuel Vieira
Sem comentários:
Enviar um comentário