sexta-feira, 13 de junho de 2014

UMA AVENTURA NO CUITO CUANAVALE

Vou tentar puxar pelos neurónios para fazer um relato o mais verdadeiro possível do famoso acidente ocorrido, creio que em Março de 1970, em que estive envolvido conjuntamente com o Gonçalo Carvalho. O acontecimento tem o seu quê de pitoresco.
Vista aérea do destacamento do Cuito Cuanavale
No dia da chegada do Nord-Atlas, sem que tivéssemos sido informados, fomos surpreendidos pela imagem de quatro elementos do Movimento Nacional Feminino na porta do Nord, todas vestidas de branco e saia pelo joelho, qual aparecimento de Fátima aos pastorinhos. Três delas jeitosas e uma mais entradota estilo madre superiora do convento (se calhar era a Supico Pinto). Foi quanto bastou para o pessoal ficar em pé de guerra! A
que veio falar comigo, com um ar angélico, disse-me que cada um ia receber uma oferta. A mim calhou-me um isqueiro da cruz vermelha estilo zippo, duas latas de leite condensado Cruz Azul e um maço de cigarros Porto (eu que era do Sporting!). A do leite condensado, deixou-me vidrado, mas valeu o sorriso da doadora.
As pequenas depois de entregarem as ofertas, mandaram-nos às urtigas e foram  para a residência do administrador do burgo beber uns “drinks” na frescura da varanda. 
Logo nos mobilizámos e todos aperaltados, estilo Rambo, saltámos para cima do jeep e fomos fazer uma “rapada” frente à dita varanda. Para disfarçar, na passagem demos uma aceleradela e começámos a descer a picada que ia dar ao rio Cuito. Azar dos azares ainda não refeitos de ver o MNF de perna traçada, a barra de direcção do jeep partiu-se e fomos embater numa árvore à beira da estrada. Fomos projectados borda fora e creio que ficámos todos feridos, uns mais que outros.
O jeep e Angelo Santos,antes e após o acidente
Um unimog do exército que vinha do rio – tinha ido buscar água – fez a evacuação para o destacamento do exército e deve ter sido caricato o MNF ver passar à sua frente tão garbosos guerreiros, a gemer e a pedir às alminhas. 
Na enfermaria, se é que aquilo era uma enfermaria, fomos socorridos pelo ajudante do enfermeiro, que cheio de boas intenções desatou a dar-nos injecções contra o tétano, a torto e a direito. O que sei é que o homem perdeu a noção em quem tinha sido o primeiro e levei segunda dose. Caí para o lado e só acordei no dia seguinte e  foi quando soube que o Gonçalo tinha sido evacuado, creio que juntamente com o MMA.
Angelo Santos e Gonçalo de Carvalho em confraternização com os "primos"
Se falarem com o Gonçalo um abraço da minha parte, o OPC que punha música durante a descolagem...

Um abraço

2 comentários:

  1. Boa noite, peço desculpa pela abordagem pouco ortodoxa mas precisava de contactar os responsáveis por este interessante blog e não encontro um endereço de e-mail nestas páginas... será possível indicarem-mo?

    Obrigado,

    Ricardo Ribeiro

    ResponderEliminar
  2. Caro Ricardo Ribeiro, viva !
    Agradecido pelo seu contacto e pelas suas palavras.
    O contacto do Blog é: especialista.do.ab4@gmail.com
    Um abraço.

    Pelos editores
    Antonino Neves

    ResponderEliminar