quinta-feira, 2 de agosto de 2012

A VISITA DE AMÁLIA RODRIGUES

8 de Maio de 1972, Amália Rodrigues no AB4
Eh, companheiros, fui à placa esperar pela Diva,e, tal não é o meu espanto, estava lá quase o AB4 inteiro, como se fossem ver a Jennifer Lopes, ou qualquer outra boazona. Quando vejo o comandante ou, 2º.comandante, não me recordo, a tratá-la com toda a reverência, como se estivesse a receber um general qualquer, e, melhor ainda, a tratá-la por "Dona Amália", a minha alma quase que "ficou parva", amigos!
Soube que ela foi ficar no palácio do Governador, como convidada.
Depois, foi o espectáculo no cinema Chicapa, um grande recital.
Com direito a autógrafo
Mas, antes de começar o espectáculo, passou-se uma cena com essa querida Senhora, a qual me fez guardar por ela uma grande admiração. Estavam uns poucos soldados do exército cá fora, sem $ (money) para assistir, e a Amália, grande mulher, veio cá fora, perguntou o que se passava. Contaram-lhe, e ela, acto imediato, mandou entrar todos, sem excepção, e disse o seguinte:- descontem os bilhetes, que eu pago todos, pois não quero ver nenhum militar impedido de ver o meu espectáculo por falta de dinheiro. Era o que mais faltava!-
A seguir, cá este vosso companheiro, que estava cá fora com outros camaradas do AB4 ( mas já munidos com os seus bilhetes de ingresso, comprados, claro!), entrou naquele maravilhoso anfiteatro tropical, ouviu a Diva cantar, aplaudiu-a a dobrar, saiu mais feliz, chegou à nossa querida base do AB4, dormiu mais descansado, sem não exclamar antes, como se fosse uma oração:- "Ah, Amália, merecias um monumento, cá da nossa malta!"
E não é que a grande senhora foi "parar" ao Panteão Nacional!? Sou um homem de paixões e de fortes convicções, com alma de artista, tal como ela a Diva, o era. Mas, que talvez não acreditasse, agora começo a crer que, sim senhor, Deus existe, e por vezes, Ele nos houve!
Um fraterno e sentido abraço, e... até ao nosso encontro, nos Céus das nossas aventuras com asas! 

Por: